data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Campus sede - Desde março de 2020, espaços da instituição estão vazios. Ações ocorrem de forma remota. Alan Orlando / especial
Há quase um ano com atividades remotas, um grupo de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deu início a uma petição online pela autorização do retorno das aulas práticas na instituição. O revezamento de turmas com número limitado e a possibilidade de trancamento de disciplinas, sem que haja perda ou suspensão de benefícios socioeconômicos dos alunos, também fazem parte da ação, que já tem mais de 1,3 mil assinaturas coletadas na plataforma change.org.
Psicólogos não entram em consenso sobre a necessidade do retorno das aulas presenciais
A estudante de Medicina Veterinária Thais Fernanda Engelmann, 24 anos, argumenta que a iniciativa foi tomada como uma forma de abrir diálogo entre a comunidade e a instituição, além de expor a preocupação de muitos alunos sobre este período.
- Junto a outros colegas, inclusive de outros cursos, decidimos criar a petição pra ver se mais pessoas compactuavam da nossa insatisfação e o que pensavam sobre um possível retorno, visto que as reclamações do sistema Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede) eram constantes e estávamos nos sentindo desamparados por quem deveria nos dar voz e representação dentro do curso. Como sou representante de turma e, desde o início da faculdade, estou envolvida em questões acadêmicas, assumi a frente para publicar e divulgar a ideia - explica a criadora da ação.
As dificuldades do ensino remoto e a impossibilidade de uma normalização no ano da vacina também são comentadas no texto da petição. Para a estudante Eduarda Oliveira Bañolas, 23 anos, existe a possibilidade de que o aprendizado dos acadêmicos não seja completo sem a prática.
- O período de ensino via Rede foi bem complicado tendo em vista que tivemos algumas das cadeiras mais importantes do curso online e, ainda, não conseguimos realizar as práticas. Além disso, a incerteza de quando vamos poder realizar as aulas práticas e, finalmente, poder sair para realizar o estágio final têm causado muitos danos emocionais em vários alunos. Acredito que a ideia da petição é muito válida para demonstrarmos o quanto estamos insatisfeitos com esse sistema - avalia Eduarda.
UFSM mantém suspensão de atividades presenciais pelo menos até 28 de fevereiro
Em 22 de janeiro, a UFSM publicou um texto tirando as principais dúvidas sobre o retorno as atividades presenciais no contexto da pandemia da Covid-19. Os pontos foram discutidos durante a reunião "Perspectivas sobre o retorno presencial na UFSM em 2021", com transmissão ao vivo pelo canal do Prograd no Youtube. O início do primeiro semestre letivo de 2021 na instituição ainda não foi divulgado.